Buscofem®
Blister
São diversas as questões que afetam a saúde e bem-estar da mulher. A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma delas.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), essa é uma condição que afeta de 5% e 21% das mulheres em idade reprodutiva¹.
Ainda segundo a Febrasgo, cerca de 2 milhões de mulheres possuem SOP - doença silenciosa que acomete principalmente aquelas com idade entre 30 e 40 anos¹.
Ficou curiosa e quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura para entender o que é Síndrome do Ovário Policístico, os sintomas, opções de tratamento, diagnóstico e medidas de autocuidado para prevenção e enfrentamento à SOP.
Todas as informações que reunimos aqui são de fontes científicas, comprovadas e atualizadas.
A Síndrome do Ovário Policístico é uma condição hormonal que atinge mulheres em idade fértil. Caracteriza-se pela presença de múltiplos cistos nos ovários, desequilíbrios hormonais e ciclos menstruais irregulares².
Cistos no ovário são bolsas de líquido que podem se formar em qualquer mulher durante o ciclo menstrual, geralmente desaparecendo em algumas semanas. Já a SOP é uma condição hormonal mais complexa, envolvendo diversos sintomas e alterações no corpo².
As causas da SOP ainda não são totalmente compreendidas. No entanto, especialistas em Síndrome do Ovário Policístico acreditam que fatores hereditários, resistência do organismo ao hormônio insulina e desequilíbrios hormonais (como aumento da produção de androgênios) podem desempenhar um papel causador³.
Os principais sintomas de Síndrome do Ovário Policístico são²:
Além disso, a SOP pode estar associada a problemas de saúde em longo prazo, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares².
Os tratamentos para Síndrome do Ovário Policístico são individualizadas e têm como foco o controle dos sintomas, podendo envolver³:
Veja também: Quando é o período fértil? Saiba como funciona e aprenda a calcular
Especialistas em síndrome do ovário policístico ainda não chegaram a uma cura definitiva para a SOP. Porém, com a adesão a um protocolo de tratamento adequado, é possível manter os sintomas sob controle e melhorar a qualidade de vida³.
Os autocuidados para síndrome do ovário policístico incluem manter um estilo de vida saudável com dieta balanceada, praticar exercícios físicos regulares, manter o peso corporal sob controle, evitar situações e rotinas estressantes e fazer o acompanhamento médico4.
A conduta nutricional na Síndrome do Ovário Policístico envolve uma dieta balanceada, rica em alimentos de baixo índice glicêmico, fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis. Evitar açúcares e carboidratos refinados pode favorecer a regulação dos níveis de insulina4.
Outras dúvidas que as mulheres costumam ter sobre SOP são:
A SOP não se transforma em câncer³.
A SOP não é uma condição que leva à morte, mas pode estar associada a complicações de saúde³.
Sim, a SOP pode dificultar a gravidez devido a desequilíbrios hormonais e falta de ovulação regular5.
FAQ
O ovário policístico pode causar menstruação irregular ou ausente, acne, ganho de peso, crescimento de pelos no corpo, queda de cabelo e dificuldades para engravidar².
As causas exatas da SOP não são totalmente conhecidas. Porém, fatores genéticos, resistência à insulina e hormônios em desequilíbrio contribuem para essa condição².
Menstruação irregular ou ausente, acne, ganho de peso, crescimento de pelos no corpo, queda de cabelo e dificuldades para engravidar².
"Ovário policístico" refere-se a uma condição em que pequenos cistos podem se formar nos ovários. Já a "Síndrome do Ovário Policístico" é um quadro mais complexo, que envolve vários sintomas e alterações hormonais³.
O tratamento ideal depende dos sintomas apresentados, podendo incluir mudanças no estilo de vida, contraceptivos hormonais e tratamentos de fertilidade4.
Sim, mulheres com SOP podem engravidar5.
O diagnóstico é realizado por um médico com base nos sintomas apresentados, no histórico de saúde e em exames clínicos e complementares (como a ultrassonografia pélvica) ³.
Consulte um ginecologista para avaliação e diagnóstico adequados³.
Bom, agora que você já sabe mais sobre o que é a Síndrome de Ovário Policístico, os sintomas, causas e tratamento, que tal utilizar a tecnologia para se informar mais sobre temas relacionados ao bem-estar feminino e manter o controle sobre seu ciclo menstrual e sua vida reprodutiva?
Conheça a Frida, um aplicativo desenvolvido para ajudar você com mais de 80 dicas e conteúdos sobre saúde da mulher.
Por meio dessa ferramenta totalmente gratuita, você monitora o seu ciclo menstrual de forma personalizada, calcula o período fértil e monta a sua tabela.
A Frida também possibilita que você mantenha um registro atualizado de sintomas e tenha acesso a gráficos e relatórios gerados automaticamente e que podem ser compartilhados com o seu médico.
Baixe agora mesmo o Frida App para Android e iOS!
Conheça os Termos de Uso e a Política de Privacidade do aplicativo.
Blister
Adesivo térmico
Líquido