Buscofem®
Blister
As mulheres não estão imunes às dores da menstruação só porque se encontram na fase de aleitamento. Por isso, é comum que surjam dúvidas sobre quais medicamentos elas podem tomar durante esse período¹.
Para esclarecer suas dúvidas a respeito do ibuprofeno, convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo. Vamos explicar se quem está amamentando pode tomar esse anti-inflamatório, quais são as considerações gerais sobre o uso de ibuprofeno e as contraindicações.
O ibuprofeno é um medicamento analgésico e anti-inflamatório não esteroide (AINE). Ou seja, tem a função de combater processos inflamatórios e aliviar diferentes tipos de dor, como cólicas menstruais, dor de cabeça e articulares, mialgia, entre outras¹.
As principais indicações desse medicamento incluem o alívio temporário de dores de intensidade leve a moderada e a redução da febre. Seu uso é recomendado para adultos e crianças acima de 12 anos de idade¹.
O ibuprofeno é contraindicado para pessoas menores de 12 anos e também para quem pesa menos de 40kg. Alérgicos a componentes da fórmula do medicamento e grávidas nos últimos três meses de gestação também devem evitar fazer uso de ibuprofeno¹.
O Buscofem é contraindicado a partir do terceiro trimestre de gravidez e também para mães que estão amamentando. Isso porque o medicamento pode ser passado para a criança pelo leite materno².
Contudo, é pouco provável que a transmissão de substâncias presentes nesse medicamento pela amamentação cause problemas significativos para o bebê. No entanto, o uso de ibuprofeno por lactantes deve ser feito com bastante cautela, em baixas doses e apenas sob recomendação médica².
Veja também: Ibuprofeno corta menstruação? Entenda como ele age no organismo
No Brasil, o ibuprofeno faz parte da lista de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs). Ou seja, não é preciso apresentar uma prescrição médica para comprá-lo em farmácias e drogarias4.
Porém, isso não significa que você deva dispensar a orientação de um médico. Muito pelo contrário, o uso deliberado pode surtir efeitos negativos para a saúde².
Portanto, quem amamenta pode tomar ibuprofeno, desde que siga algumas considerações gerais sobre o uso desse medicamento².
A dose para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 1 cápsula 3 vezes ao dia, com intervalo mínimo de 4 horas. Não se deve ultrapassar o total de 3 cápsulas ao dia ou 1.200 mg/dia².
O tratamento com ibuprofeno não deve durar mais de 7 dias consecutivos. Se, após esse período, as dores persistirem, o paciente deve consultar um profissional de saúde para avaliar a origem do desconforto e tratá-lo adequadamente4.
Não existe um horário ideal para administrar o ibuprofeno. Porém, não é recomendado ingerir esse medicamento logo de manhã cedo enquanto o estômago ainda está vazio².
Isso porque o ibuprofeno pode causar irritabilidade gastrointestinal. Sendo assim, procure se alimentar antes².
Sempre que tomar algum medicamento, seja o ibuprofeno ou qualquer outro, observe como o bebê reage ao remédio. Apesar de raro, pode ser que ele apresente algum tipo de reação alérgica ou intoxicação².
Nesse caso, você deve encaminhá-lo para o serviço de saúde, garantindo que o pequeno receba os cuidados adequados².
Esses três medicamentos são analgésicos, mas agem de forma diferente no corpo¹.
Apresenta ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória. É mais eficaz no combate a dores causadas por processos inflamatórios e lesões, com efeito mais rápido e duradouro¹.
É um analgésico também eficaz no tratamento da dor e no combate à febre. Apesar de considerado um anti-inflamatório, sua eficácia para este fim é muito limitada¹.
Mesmo sendo muito eficaz para tratar as dores leves e moderadas e reduzir a febre, a dipirona não tem grande efeito no tratamento de processos inflamatórios. No entanto, é uma boa opção para uso pediátrico¹.
A maneira correta de usar o ibuprofeno pode variar dependendo da idade, do peso e de condições médicas préexistentes4.
Porém, existem algumas recomendações básicas que valem a pena pontuar.
FAQ
O ibuprofeno é um anti-inflamatório derivado do ácido fenilpropiônico, substância que atua contra a dor (analgésico) e a febre (antitérmica)¹.
O ibuprofeno age na inibição da síntese de prostaglandinas. Trata-se de substâncias que atuam como mediadoras químicas na resposta inflamatória e na contração da musculatura uterina².
Ao inibir essa substância, as cólicas menstruais tendem a ser menos intensas².
Após ser ingerido, os efeitos do ibuprofeno permanecem no organismo por 4 a 6 horas. Na versão de cápsulas de gel, a ação do medicamento ocorre em 20 minutos².
Sim. O ibuprofeno não “corta” o efeito dos anticoncepcionais. O que esse medicamento faz é promover o alívio das dores abdominais resultantes do processo de contração do útero durante o período menstrual³.
A queda e o aumento da pressão arterial estão entre os possíveis efeitos colaterais do ibuprofeno¹.
Bom, como você pôde conferir, quem amamenta pode tomar ibuprofeno, desde que seja com muita cautela e sempre sob recomendação de um médico4.
O ibuprofeno é o princípio ativo do Buscofem Cápsula Liqui-Gel™. Essa nova forma poderosa faz com que o medicamento aja 2 vezes mais rapidamente que os comprimidos convencionais4.
E lembre-se:
Buscofem. Ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892. Abril/2022.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.
Blister
Adesivo térmico
Líquido