Buscofem®
Blister
Sabe aqueles dias em que você acorda com dor no corpo e se sentindo cansada para fazer qualquer coisa? Às vezes, a causa para isso é apenas a correria do dia a dia para cumprir todas as tarefas do trabalho e da vida pessoal¹.
No entanto, as dores no corpo feminino também podem ser um sinal de que há algo errado com a sua saúde e que é hora de você parar e se atentar a esses sintomas¹.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para explicar o que pode ser dor no corpo e como você pode prevenir e tratar diferentes tipos de desconforto nas pernas, nas costas, na cabeça, no pescoço, nas articulações e em várias outras partes do corpo.
Dor no corpo e dor de cabeça podem ter origem em inúmeros fatores. Noite mal dormida, estresse cotidiano, atividade física intensa, consumo de bebida alcoólica, sobrecarga de trabalho e período pré-menstrual são algumas das possíveis causas de dores no corpo feminino¹.
Quer entender melhor o que pode ser dor no corpo todo? Então continue a leitura que a gente te explica!
Dormir de mau jeito é um motivo clássico para acordar com dores na manhã seguinte. É comum ficarmos com a postura um pouco torta durante o sono, sobrecarregando algumas partes do corpo (coluna, pescoço e ombros, principalmente) que vão gritar por socorro logo nas primeiras horas do dia².
Aquele típico estresse do trabalho, com prazos apertados para serem cumpridos e demandas complexas que devem ser entregues, é um fator que pode desencadear dor no corpo e dor de cabeça - além do enrijecimento da musculatura³.
Esse estresse - e, consequentemente, as dores - tende a se intensificar quando ele é somado às tarefas de casa que muitas mulheres assumem sozinhas, como cuidar dos filhos, preparar o jantar, lavar a roupa e a louça, etc³.
Veja também: Estresse atrasa a menstruação?
Um dos sintomas da gripe é a dor por todo o corpo. Isso acontece porque o organismo precisa trabalhar a todo vapor para eliminar o agente infeccioso causador dessa gripe.
Além disso, o mal-estar é resultado da liberação de substâncias inflamatórias no tecido muscular, que é uma reação do sistema imune4.
Mulheres que sofrem com problemas circulatórios - como varizes - também podem sentir dor, principalmente nas pernas. Junto com a má circulação e a dor, elas podem sentir também as pernas pesadas e ter dificuldade de se locomover5.
A inflamação do nervo ciático é um dos principais fatores que causam dores. Esse tipo de desconforto é mais comum a partir da região da lombar e vai irradiando pelos glúteos e pela parte posterior das pernas.
O ciático costuma inflamar quando as vértebras pressionam o nervo, o que pode ser consequência de uma má postura ou lesões na coluna6.
Distúrbios na tireoide - principalmente o hipotireoidismo - podem causar sensação de cansaço durante o dia e dores musculares e nas articulações.
As regiões que costumam ficar mais doloridas no corpo de quem tem hipotireoidismo são o quadril e o ombro. Em alguns casos, ocorre a chamada rabdomiólise, que são lesões musculares que surgem espontaneamente e causam dores intensas7.
Decidir pegar mais pesado na musculação ou correr aquele quilômetro extra na esteira da academia pode ter consequências para o seu corpo no dia seguinte. Exercícios físicos de alta intensidade vão exigir mais dos tecidos muscular e ósseo, sendo comum que você sinta desconforto nos dias seguintes de recuperação8.
A fibromialgia é uma condição reumatológica que costuma afetar mais as mulheres. Apesar de não ter uma causa específica conhecida, os sintomas incluem dor no corpo todo, sensibilidade ao toque e cansaço extremo9.
Cada tipo de dor requer medidas diferentes de prevenção e tratamento. Mas, de um modo geral, podemos apontar as seguintes dicas10:
Existem diferentes tipos de remédio para dor no corpo, alguns caseiros e outros encontrados em farmácia11. São eles:
As dores no corpo feminino podem ser causadas por diferentes fatores, desde uma simples gripe até um quadro de fibromialgia. Exercícios físicos intensos também podem gerar dor no corpo todo, assim como disfunções na tireoide (hipotireoidismo), inflamação do nervo ciático e má circulação do sangue.
Para se livrar da dor de cabeça e no corpo, você pode recorrer a medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Há também opções caseiras, como chás, compressas de água quente ou fria, massagem com óleos essenciais e alongamentos. Antes de se medicar, consulte um médico.
Se você procura um medicamento com alívio quase que imediato para as suas cólicas menstruais, saiba que você pode contar com o Buscofem Cápsula Liqui-Gel™.
A composição líquida das cápsulas faz com que o medicamento aja 2x mais rápido que os comprimidos convencionais. A partir de 20 minutos você já começa a perceber melhorias no seu desconforto.
O Buscofem em cápsulas de gel vai além das cólicas. Ele ajuda a aliviar também as dores de cabeça, nas pernas e nas costas.
Os efeitos desse medicamento permanecem de 4 a 6 horas. Você pode encontrá-lo em caixas com 2, 10 ou 20 cápsulas.
Buscofem. Ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892. Abril/2022.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
O ibuprofeno é uma molécula que possui ação analgésica e anti-inflamatória contra as cólicas menstruais, dores de cabeça e no corpo.
Nas versões em cápsulas líquidas, a ação acontece a partir de 20 minutos após sua administração e permanece por 4 a 6 horas.
Blister
Adesivo térmico
Líquido