Menstruação irregular: entenda as causas, sintomas e como lidar
A menstruação irregular é um fenômeno que tem aumentado sua incidência nas últimas décadas. Isso se deve a diferentes fatores, como mudanças na rotina das mulheres - que estão mais expostas a situações de estresse -, exercícios físicos intensos, distúrbios alimentares, entre outros¹.
Neste artigo, vamos explicar os tipos mais comuns de irregularidade menstrual, bem como as principais causas associadas a essa característica fisiológica.
Convidamos você a continuar a leitura para descobrir como calcular menstruação irregular, quantos dias pode atrasar, quando fazer o teste de gravidez e em que situações você deve se preocupar e procurar assistência médica.
O que é menstruação irregular?
A menstruação irregular refere-se a variações no padrão menstrual que fogem do ciclo típico de 21 a 35 dias. Pode manifestar-se como ciclos mais curtos ou longos, fluxo menstrual intenso ou escasso. Essa irregularidade pode indicar desequilíbrios hormonais, distúrbios ginecológicos ou outros fatores subjacentes¹ ².
Irregularidade na frequência
Nesse tipo de irregularidade, o ciclo pode ser muito curto (com duração inferior a 21 dias) ou muito longo (com duração superior a 35 dias)¹.
Irregularidade na duração
A duração é considerada irregular quando o fluxo menstrual persiste por menos de 3 dias ou mais que 7 dias².
Alteração no fluxo
A variabilidade no volume sanguíneo pode indicar desequilíbrios hormonais, condições uterinas ou outros fatores subjacentes. Isso ressalta a importância da avaliação médica para compreender e abordar as causas dessa irregularidade².
Menstruações faltantes ou ausentes
Podem sinalizar disfunções hormonais, distúrbios ovarianos ou outros fatores. Essa ausência pode impactar a fertilidade da mulher¹.
Sangramento entre períodos
Esse fenômeno, conhecido como spotting, pode ser um indício de desequilíbrios hormonais, pólipos uterinos ou infecções¹.
O que pode causar menstruação irregular?
As variações de uma menstruação irregular realmente incomodam, pois nunca se pode dizer precisamente o dia da próxima menstruação. Ou seja, a mulher é surpreendida a cada novo ciclo³.
É possível apontar diversas causas para essa irregularidade. Destacamos abaixo as principais³.
Desequilíbrios hormonais
Variações nos níveis de hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona, podem resultar em ciclos menstruais irregulares4.
Estresse
O estresse crônico pode afetar a produção hormonal, influenciando o ciclo menstrual³.
Peso corporal flutuante
Alterações significativas no peso, tanto ganho quanto perda, podem impactar os hormônios e causar irregularidades menstruais¹.
Exercício físico excessivo
Exercícios intensos podem levar a desequilíbrios hormonais, interferindo nos ciclos menstruais².
Contraceptivos hormonais
O uso ou descontinuação de contraceptivos hormonais pode afetar a regularidade menstrual temporariamente³.
Doenças crônicas
Condições, como diabetes, síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou hipotireoidismo, podem impactar a regularidade dos ciclos4.
Problemas uterinos
Pólipos, miomas ou outros problemas uterinos podem causar sangramento irregular¹.
Medicamentos e tratamentos
Certos medicamentos, como anticoagulantes, e tratamentos, como radioterapia, podem influenciar a menstruação².
Como calcular fertilidade, gravidez e a data da menstruação se ela for irregular?
Quantos dias depois da menstruação posso engravidar com ciclo irregular? Quando fazer o teste de gravidez com a menstruação irregular?
Essas são dúvidas muito comuns entre mulheres que apresentam variações consideráveis no tempo que o fluxo leva para “descer” ³.
Quando isso acontece, a possibilidade de engravidar fica um pouco incerta, pois a mulher não consegue afirmar com exatidão se está no período fértil ou não³.
Tendo isso em vista, tente implementar as seguintes dicas.
- Anote a duração de cada ciclo menstrual para identificar padrões.
- Use aplicativos de fertilidade para rastrear padrões e calcular a janela de fertilidade.
- Monitore a Temperatura Basal do Corpo (TBC), pois aumentos podem indicar ovulação.
- Utilize testes que detectam o aumento do hormônio luteinizante (LH), indicando ovulação iminente.
- Atente-se aos sintomas físicos, como aumento da libido, presença de muco cervical transparente e dor suportável em um lado do abdômen4.
Veja também: Ciclo menstrual: fases, sintomas e como saber quando é o período fértil
Quando é indicado procurar um médico devido à menstruação irregular?
A menstruação irregular é muito comum e pode não representar risco algum à saúde da mulher, como também pode indicar uma condição¹.
Algumas situações em que é indicado procurar um médico são:
- persistência da irregularidade;
- alterações súbitas;
- dor severa;
- sintomas adicionais (febre e tonturas);
- dificuldade para engravidar;
- histórico familiar de doenças¹.
Quando a menstruação irregular é “normal”?
Menstruação irregular pode atrasar quantos dias? Quando ela é considerada “normal” mesmo estando irregular?
Durante os primeiros 12 e 18 meses após a menarca, é normal que os ciclos sejam irregulares e anovulatórios, devido à imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovário (H-H-O) ¹.
O sangramento, neste caso, ocorre unicamente pela formação do endométrio proliferativo, que descama quando o estradiol está abaixo do nível crítico².
Como as flutuações dos níveis de estradiol não seguem um ciclo definido, as menstruações ocorrem em períodos variáveis².
Sendo assim, durante os primeiros anos de menstruação, é muito comum que a adolescente tenha ciclos menstruais a cada 3 ou 4 meses e de curta duração¹.
O tempo necessário para que o eixo H-H-O amadureça varia de um a cinco anos. Portanto há casos em que, no quinto ano após a menarca, a menina ainda apresenta irregularidade menstrual. E tá tudo bem! ¹
Como identificar a menstruação irregular?
O ciclo menstrual consiste no período de tempo entre uma menstruação e outra. Considerando as variações individuais, um ciclo classificado como normal tem duração de 2 a 6 dias, com intervalos de 21 a 35 dias entre um ciclo e outro².
A intensidade do fluxo sanguíneo varia de 30 a 80 mL, o que corresponde à troca de quatro a seis absorventes bem molhados por dia. Todas as variações deste padrão, para mais ou para menos, classificam sangramento uterino anormal².
Os transtornos do ciclo menstrual podem ocorrer em qualquer época da vida reprodutiva da mulher, sendo mais observados logo após a primeira menstruação ou no período da pré e perimenopausa¹.
2. Peña AS, Doherty DA, Atkinson HC, Hickey M, Norman RJ, Hart R. The majority of irregular menstrual cycles in adolescence are ovulatory: results of a prospective study. Archives of Disease in Childhood. 2017 Aug 9;103(3):235–9. Disponível em: https://adc.bmj.com/content/103/3/235.abstract. Acesso em: 14 dez. 2023.
3. Palm-Fischbacher S, Ehlert U. Dispositional resilience as a moderator of the relationship between chronic stress and irregular menstrual cycle. Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology. 2014 May 14;35(2):42–50. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/0167482X.2014.912209. Acesso em: 14 dez. 2023.
4. Solomon CG. Long or Highly Irregular Menstrual Cycles as a Marker for Risk of Type 2 Diabetes Mellitus. JAMA. 2001 Nov 21;286(19):2421. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/194385. Acesso em: 14 dez. 2023.