Hormônio feminino

Diferentes tipos de hormônio feminino¹ regulam as atividades metabólicas do corpo da mulher.

Durante o período menstrual, por exemplo, é comum que o corpo da mulher registre uma baixa de estrogênio e progesterona. Como consequência, ela tende a se sentir mais estressada e ansiosa¹.

Neste artigo, você vai entender quais são os hormônios femininos e a função de cada um deles no organismo da mulher.

Convidamos você a prosseguir com a leitura para conferir também que exames de contagem hormonal não devem ficar de fora do seu radar e quais sintomas você pode experimentar caso esteja com excesso ou falta de determinados hormônios.

Quais são os hormônios femininos?

Os principais tipos de hormônio feminino que controlam diferentes funções no corpo da mulher são¹:

  • Estrogênio;
  • Progesterona;
  • Testosterona;
  • HCG (Ganadatrofina Cariônica Humana).

Qual é a função dos hormônios femininos?

A função dos hormônios femininos compreende desde a regulação do ciclo menstrual até a manutenção da libido, preparação do corpo para a gestação, fortalecimento muscular e ósseo e regulação do humor².

Para entender melhor essas e outras funções, que tal conferir cada hormônio feminino separadamente?

Progesterona

A progesterona é o hormônio feminino responsável por preparar o útero para que ele possa receber o óvulo fertilizado. Portanto, é comum que os níveis de progesterona aumentem logo após a mulher ovular².

Caso esse óvulo seja fecundado, ocasionando uma gravidez, a tendência é que a progesterona continue elevada de modo a garantir um ambiente favorável para o desenvolvimento do feto².

Se não houver fecundação, a quantidade de progesterona baixa. Ocorre, então, a descamação das paredes do útero e, posteriormente, a menstruação².

Estrogênio

Um dos protagonistas na regulação do ciclo menstrual, o estrogênio é o hormônio feminino responsável também pelo amadurecimento do corpo da mulher - principalmente no crescimento dos seios².

É função do estrogênio tornar o endométrio (camada interna que reveste o útero) mais espesso durante o ciclo ovulatório. A intenção é criar um ambiente que favoreça uma eventual instalação do embrião no útero².

Estradiol, estrona e estriol são os principais estrógenos².

Testosterona

A testosterona não é um hormônio exclusivo dos homens. Ele também está presente nas mulheres - ainda que em níveis mais modestos².

Sua função no organismo é contribuir para o fortalecimento dos tecidos musculares e ósseos. Além disso, a testosterona ajuda a regular a libido e a produção energética².

HCG - Ganadatrofina Cariônica Humana

O HCG é um hormônio que indica que a mulher está grávida. Isso porque ele é produzido pelas células que formam a placenta que envolve o feto durante toda a gestação³.

Ele também induz a maior produção de progesterona³. Isso contribui para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento do bebê.

Exames de hormônio feminino: quais são eles?

Os exames de hormônio feminino têm como objetivo verificar se os níveis hormonais encontram-se dentro dos parâmetros aceitáveis - nem muito baixos nem muito altos8.

O método mais comum é o hemograma. Com uma amostra de sangue da mulher, é possível fazer a contagem dos hormônios e identificar possíveis anomalias8.

Hormônio do crescimento – GH

O exame de GH costuma ser feito na infância e pré-adolescência. Ele é necessário para apontar excessos ou déficits que possam comprometer o crescimento da menina9.

Hormônio Tireoestimulante – TSH

Outro exame que as mulheres não podem deixar de fazer é o de TSH, que é o hormônio da tireoide. Na contagem de T3 e T4, que são os hormônios que atuam diretamente no metabolismo, é possível diagnosticar se a mulher tem hipo ou hipertireoidismo10.

Hormônio Folículo Estimulante – FSH

O exame de FSH permite avaliar a saúde fértil da mulher. Isso porque esse hormônio feminino é responsável por estimular a produção de estrogênio e de folículos ovarianos - que são estruturas dos ovários que “abrigam” os óvulos11.

Hormônio Luteinizante – LH

O LH é um hormônio produzido pela glândula hipófise e tem como uma de suas funções estimular a  produção de progesterona, registrando picos nos períodos de ovulação. Por isso, o exame de hormônio luteinizante ajuda a indicar problemas de fertilidade4.

Quando os níveis de LH estão muito baixos, o desenvolvimento dos folículos ovarianos pode ser prejudicado - o que tende a diminuir a capacidade reprodutiva da mulher4.

Estradiol

O estradiol é um dos principais estrógenos que a mulher produz. Porém, a partir dos 45 anos, o organismo feminino passa por uma transição entre a fertilidade e a cessão de sua capacidade reprodutiva. A esse período dá-se o nome de climatério7.

No exame de contagem hormonal, o estradiol tende a se apresentar em menor quantidade nessa fase da vida, indicando que a mulher se aproxima da menopausa - a última menstruação7.

Hormônio Paratireoidiano – PTH

O hormônio paratireoidiano regula os níveis de cálcio no sangue12. Esse tipo de exame é mais comum de ser solicitado pelo médico geriatra, tendo em vista que a mulher tende a enfrentar mais dificuldade para absorver esse mineral à medida que ela envelhece12.

Excesso de hormônio feminino: sintomas e consequências

Quando alguns hormônios femininos encontram-se em excesso, a mulher pode experimentar diferentes sintomas5.

Por exemplo, altos níveis de testosterona podem aumentar os casos de acne, queda de cabelo e ganho de peso. Além disso, é possível que haja crescimento de pelos pelo corpo, inclusive no rosto5.

Vale pontuar também que a mulher com excesso de testosterona está mais propensa a desenvolver a Síndrome de Ovário Micropolicístico (SOP) e o câncer de ovário5.

No caso do estrogênio, seu excesso tende a elevar os riscos de câncer de mama e de endométrio e trombose6. O sono também pode ficar desregulado.

Quais são os sintomas da falta de hormônio feminino?

O déficit hormonal também pode trazer algumas consequências desagradáveis para as mulheres, principalmente quando os níveis de estrogênio e progesterona estão abaixo do ideal. Os sintomas mais comuns são 7:

  • Estresse;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Cansaço;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Perda muscular;
  • Ganho de peso;
  • Fraqueza óssea7.

Como liberar hormônios femininos?

A liberação hormonal está diretamente relacionada com os hábitos alimentares da mulher e ao estilo de vida13.

Se você tem sentido alguns dos sintomas da ausência ou excesso de hormônios, consulte um ginecologista ou endocrinologista. Ele vai solicitar alguns exames e, com base nos resultados, poderá definir se é necessário adotar uma terapia para diminuir ou repor determinados hormônios13.

Buscofem Cápsula Liqui-Gel: muito além das cólicas menstruais

Se você procura um medicamento com alívio quase que imediato para as suas cólicas menstruais, saiba que você pode contar com Buscofem Cápsula Liqui-Gel™.

A composição líquida das cápsulas faz com que o medicamento aja 2x mais rápido que os comprimidos convencionais. A partir de 20 minutos você já começa a perceber melhorias no seu desconforto.

 Buscofem em cápsulas de gel vai além das cólicas. Ele ajuda a aliviar também as dores de cabeça, nas pernas e nas costas.

Os efeitos desse medicamento permanecem de 4 a 6 horas. Você pode encontrá-lo no formato blister com 2, ou caixas com 10 ou 20 cápsulas.

Se dói nas mulheres, Buscofem!

Buscofem. Ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892. Abril/2022.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

1.TPM: o que é, sintomas, quanto tempo dura e tratamentos [Internet]. www.minhavida.com.br. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/tpm Acesso em: Março/2023

2. Clinicayouheal. Principais hormônios femininos e suas funções [Internet]. Clínica You Heal. 2022 [cited 2023 Mar 16]. Disponível em: https://youheal.com.br/principais-hormonios-femininos-e-suas-funcoes/ Acesso em: Março/2023

3. Níveis de HCG: tudo o que você precisa saber – Clearblue [Internet]. br.clearblue.com. 2020. Disponível em: https://br.clearblue.com/testes-de-gravidez/hcg Acesso em: Março/2023

4. André DGM. O que é LH e qual sua função na fertilidade feminina? [Internet]. Clínica Reproduce. 2022 [cited 2023 Mar 17]. Disponível em: https://reproduce.com.br/o-que-e-lh-e-qual-sua-funcao-na-fertilidade-feminina/ Acesso em: Março/2023

5. Bayer. Como o desequilíbrio hormonal prejudica a saúde da mulher [Internet]. Bayer.com.br. 2022 [cited 2023 Mar 17]. Disponível em: https://www.bayer.com.br/pt/blog/como-o-desequilibrio-hormonal-prejudica-a-saude-da-mulher Acesso em: Março/2023

6. Como os Hormônios Afetam o Câncer de Mama [Internet]. Disponível em: https://www.komen.org/wp-content/uploads/How-Hormones-Affect-Breast-Cancer_Portuguese.pdf Acesso em: Março/2023

7. Pós Estácio - O que a falta de estrogênio causa no corpo das mulheres? [Internet]. www.posestacio.com.br. [cited 2023 Mar 17]. Disponível em: https://www.posestacio.com.br/o-que-a-falta-de-estrogenio-causa-no-corpo-das-mulheresij/noticia/1568 Acesso em: Março/2023

8. LABCENTER Laboratório I Eunápolis e Porto Seguro [Internet]. www.labcenterlaboratorio.com.br. [Acesso em 2023 Mar 18]. Disponível em: https://www.labcenterlaboratorio.com.br/hormonios-femininos-conheca-os-principais-tipos-de-exames/

9. Padrão - Medicina Diagnóstica e Personalizada [Internet]. api.padrao.com.br. [Acesso em 2023 Mar 18]. Disponível em: https://padrao.com.br/exame-gh

10. Solha STG, Mattar R, Teixeira P de FDS, Chiamolera MI, Maganha CA, Zaconeta ACM, et al. Screening, diagnosis and management of hypothyroidism in pregnancy. Rev Bras Ginecol Obstet [Internet]. 2022 [cited 2023 Mar 19];999–1010. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-36446566

11. Siddiqui K, George TP, Alosaimi J, Bukhari KO, Rubeaan KA. Level of hormones in menopause in relation to diabetic retinopathy among type 2 diabetic women. Health Care Women Int [Internet]. 2021 [cited 2023 Mar 19];58–66. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-32779965

12. Andersen SL, Karmisholt J, Vestergaard P, Husted L, Venø SK, Christensen PA. Parathyroid hormone reference intervals in adults using second- and third-generation assays. Scand J Clin Lab Invest [Internet]. 2023 [cited 2023 Mar 19];38–44. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-36625213

13. Disner E. Alimentos que aumentam os hormônios femininos [Internet]. Clínica Fecondare. [cited 2023 Mar 19]. Disponível em: https://fecondare.com.br/artigos/alimentos-que-aumentam-os-hormonios-femininos/