Ciclo menstrual fases

Todos os meses, muitas mulheres em idade fértil passam pelo processo natural da menstruação, sendo que as fases do ciclo menstrual podem durar de 21 a 35 dias¹.

Os ciclos se iniciam logo na puberdade e são interrompidos quando a mulher atinge a menopausa, que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade¹.

Em cada fase do ciclo menstrual, a mulher vivencia sintomas que vão desde a famigerada cólica até dor de cabeça, nas costas e nas pernas, sensação de inchaço na barriga e alterações no humor¹.

Se você ainda desconhece como funciona o ciclo menstrual e quer entender melhor como as fases folicular, ovulatória e lútea afetam o seu corpo, continue a leitura que vamos explicar tudo isso nos parágrafos a seguir.

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual compreende o período que vai desde o primeiro dia da menstruação até o último dia antes da próxima².

Quando a mulher está em seu ciclo menstrual, o seu organismo passa por variações hormonais que visam preparar o seu corpo para uma eventual gravidez².

Dessa forma, os níveis de estrogênio e progesterona variam de modo a tornar o endométrio (tecido que reveste internamente o útero) mais espesso para abrigar um possível embrião².

Veremos mais à frente que uma das fases do ciclo menstrual é a ovulatória, que é quando a mulher ovula. Se o óvulo liberado nessa fase não for fecundado, a parede interna do útero (endométrio) passará por um processo de descamação para, então, ser liberado na menstruação. Esse fluxo pode durar de 3 a 7 dias².

Para saber quantos dias exatos tem o seu ciclo, basta contar desde o primeiro dia de sangramento menstrual até o dia anterior à próxima menstruação. O fluxo menstrual normalmente dura de 3 a 7 dias².

Quais são as 3 fases do ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é dividido em fase folicular, ovulatória e lútea. Na fase folicular, há um pico de hormônio folículo-estimulante (FSH) para justamente estimular a produção de folículos nos ovários - que é onde ficam os óvulos³.

Já na etapa ovulatória, o óvulo mais maduro é liberado para as trompas de falópio e segue em direção ao útero para, possivelmente, ser fecundado por um espermatozóide³.

Por fim, na fase lútea, o endométrio “engrossa” devido ao aumento de progesterona de modo a preparar o útero para implantar um possível embrião. Se não houver fecundação, o útero se contrai para eliminar na menstruação parte desse tecido que o reveste internamente³.

O que acontece em cada fase do ciclo menstrual?

Na fase folicular, ovulatória e lútea, o corpo pode experimentar diferentes sintomas. Eles são resultados das altas e baixas de determinados hormônios comuns durante o ciclo menstrual e que podem causar alterações físicas, emocionais e comportamentais 4.

Entenda com mais detalhes cada fase do ciclo menstrual e o que pode acontecer com o seu corpo durante elas 4.

Fase folicular

Compreende o período antes da liberação do óvulo e começa no primeiro dia da menstruação, podendo durar 14 dias 4.

Os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos e você pode experimentar sintomas como 4:

  • dor no corpo e febre;
  • cólicas;
  • muita vontade de fazer xixi;
  • cansaço;
  • enxaqueca.

Fase ovulatória

No final da fase folicular, o nível de estrogênio aumenta, assim como o hormônio luteinizante. Inicia-se, então, a fase ovulatória4.

O folículo ovariano é rompido, permitindo a liberação do óvulo. Dores abdominais são comuns nessa fase4.

Além disso, com o aumento do estrogênio, a vagina tende a ficar mais úmida de modo a facilitar a passagem de espermatozóides até o útero4.

Fase lútea

Depois que o óvulo é liberado, inicia-se a fase lútea. Há uma maior produção de progesterona, que altera o endométrio na intenção de torná-lo mais espesso e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de um possível embrião5.

Com o aumento de progesterona, cresce também o nível de cortisol - o que contribui para elevar o estresse da mulher5.

Quando o óvulo da fase anterior não é fecundado, a quantidade de estrogênio e progesterona diminui. O endométrio passa pelo processo de descamação para, posteriormente, ser eliminado na menstruação5.

Nessa última fase, alguns sintomas mais comuns são5:

  • dores e inchaço nas mamas e na região abdominal e pélvica;
  • dor nas pernas, com sensação de estarem “pesadas”;
  • fadiga;
  • irritabilidade;
  • ansiedade;
  • tristeza;
  • alterações no sono e no apetite5.

Veja também: O comportamento feminino influenciado pela TPM

Como saber quando é o período fértil?

Em um ciclo de 28 dias - tempo de duração considerado regular -, o período fértil ocorre por volta do 14º dia do ciclo menstrual. Para fazer esse cálculo, você precisa, antes de tudo, saber a duração do seu ciclo completo6.

Essa contagem considera o intervalo entre o primeiro dia da  menstruação e o dia que antecede a próxima. Parece confuso, mas fiique tranquila que vamos te explicar melhor6.

Imagine que a primeira menstruação do seu ciclo tenha acontecido no dia 3. Supondo que a menstruação seguinte ocorra no dia 29, então você deve considerar que o seu ciclo menstrual termina no dia 28. Portanto, a duração do seu ciclo menstrual é de 25 dias6.

Então, o seu período fértil deve ser por volta do dia 17 do mês, que compreende ao 14º dia do ciclo. Esse período, que é quando se dá a fase de ovulação, pode durar cerca de 6 dias e você estará mais propensa a engravidar caso tenha relação sexual desprotegida6.

Depois de deixar o ovário, o óvulo permanece viável para fecundação por até cerca de 24 horas. Já o espermatozóide sobrevive por até 5 dias dentro do corpo da mulher. Isso significa que uma relação sem camisinha em até 5 dias antes de ovular pode resultar em uma gravidez6.

Existem alguns sintomas que podem indicar que você está no seu período fértil, como a presença de corrimento transparente (parecido com a clara de ovo), mamas mais sensíveis e desconforto leve na região pélvica e abdominal6.

Os sinais e sintomas que podem indicar que a mulher está no período fértil são: corrimento transparente semelhante à clara do ovo; aumento da sensibilidade das mamas e leve dor na região do útero, semelhante a uma cólica leve6.

O vídeo abaixo ilustra como você pode calcular o seu período fértil:

Buscofem HOT: Cola na sua dor e alivia!

As cólicas menstruais podem surgir em qualquer uma das fases do ciclo menstrual. Pensando nisso, Buscofem desenvolveu uma solução que pode trazer alívio para as suas dores. Estamos falando do Buscofem® HOT, você já conhece?

O HOT é a mais nova solução da linha Buscofem desenvolvida para ajudar as mulheres a aliviar o desconforto causado pelas cólicas menstruais.

Com tecnologia japonesa, o Buscofem HOT é um adesivo que se aquece sozinho quando entra em contato com o ar. Basta você colá-lo  na sua roupa íntima para ter alívio das cólicas por até 8 horas.

O Buscofem HOT é fácil de usar, não tem cheiro, estimula a circulação sanguínea na região pélvica e é bastante confortável. Você pode encontrá-lo em cartuchos com 2 unidades e ter a sensação de conforto em qualquer lugar.

Se dói nas mulheres, Buscofem!

Buscofem Hot é um produto para a saúde. Notificação ANVISA nº 8142044000. Março/2023.

1. REED, B. G.; CARR, B. R. IN: FEINGOLD KR, ANAWALT B, BOYCE A, ET AL., EDITORS. ENDOTEXT [INTERNET]. SOUTH DARTMOUTH (MA): MDTEXT.COM. The Normal Menstrual Cycle and the Control of Ovulation. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279054/. Acesso em 20 mar 2023.2. Schmalenberger KM, Tauseef HA, Barone JC, Owens SA, Lieberman L, Jarczok MN, et al. How to study the menstrual cycle: Practical tools and recommendations. Psychoneuroendocrinology. 2021 Jan;123:104895. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33113391/. Acesso em 20 mar. 2023.3. Arazi H, Nasiri S, Eghbali E. Is there a difference toward strength, muscular endurance, anaerobic power and hormonal changes between the three phase of the menstrual cycle of active girls? Apunts, Med esport (Internet) [Internet]. 2019 [cited 2023 Mar 20];65–72. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ibc-187683 4. Allshouse A, Pavlovic J, Santoro N. Menstrual Cycle Hormone Changes Associated with Reproductive Aging and How They May Relate to Symptoms. Obstetrics and Gynecology Clinics of North America. 2018 Dec;45(4):613–28. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30401546/. Acesso em 20 mar. 2023.5. Mesen TB, Young SL. Progesterone and the Luteal Phase. Obstetrics and Gynecology Clinics of North America [Internet]. 2015 Mar;42(1):135–51. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4436586/. Acesso em 20 mar. 2023.6. NATIONAL HEALTH SERVICE. How can I tell when I'm ovulating?. Disponível em: https://www.nhs.uk/common-health-questions/womens-health/how-can-i-tell-when-i-am-ovulating/. Acesso em 20 mar. 2023.