Buscofem®
Blister
Todos os meses, muitas mulheres em idade fértil passam pelo processo natural da menstruação, sendo que as fases do ciclo menstrual podem durar de 21 a 35 dias¹.
Os ciclos se iniciam logo na puberdade e são interrompidos quando a mulher atinge a menopausa, que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade¹.
Em cada fase do ciclo menstrual, a mulher vivencia sintomas que vão desde a famigerada cólica até dor de cabeça, nas costas e nas pernas, sensação de inchaço na barriga e alterações no humor¹.
Se você ainda desconhece como funciona o ciclo menstrual e quer entender melhor como as fases folicular, ovulatória e lútea afetam o seu corpo, continue a leitura que vamos explicar tudo isso nos parágrafos a seguir.
O ciclo menstrual compreende o período que vai desde o primeiro dia da menstruação até o último dia antes da próxima².
Quando a mulher está em seu ciclo menstrual, o seu organismo passa por variações hormonais que visam preparar o seu corpo para uma eventual gravidez².
Dessa forma, os níveis de estrogênio e progesterona variam de modo a tornar o endométrio (tecido que reveste internamente o útero) mais espesso para abrigar um possível embrião².
Veremos mais à frente que uma das fases do ciclo menstrual é a ovulatória, que é quando a mulher ovula. Se o óvulo liberado nessa fase não for fecundado, a parede interna do útero (endométrio) passará por um processo de descamação para, então, ser liberado na menstruação. Esse fluxo pode durar de 3 a 7 dias².
Para saber quantos dias exatos tem o seu ciclo, basta contar desde o primeiro dia de sangramento menstrual até o dia anterior à próxima menstruação. O fluxo menstrual normalmente dura de 3 a 7 dias².
O ciclo menstrual é dividido em fase folicular, ovulatória e lútea. Na fase folicular, há um pico de hormônio folículo-estimulante (FSH) para justamente estimular a produção de folículos nos ovários - que é onde ficam os óvulos³.
Já na etapa ovulatória, o óvulo mais maduro é liberado para as trompas de falópio e segue em direção ao útero para, possivelmente, ser fecundado por um espermatozóide³.
Por fim, na fase lútea, o endométrio “engrossa” devido ao aumento de progesterona de modo a preparar o útero para implantar um possível embrião. Se não houver fecundação, o útero se contrai para eliminar na menstruação parte desse tecido que o reveste internamente³.
Na fase folicular, ovulatória e lútea, o corpo pode experimentar diferentes sintomas. Eles são resultados das altas e baixas de determinados hormônios comuns durante o ciclo menstrual e que podem causar alterações físicas, emocionais e comportamentais 4.
Entenda com mais detalhes cada fase do ciclo menstrual e o que pode acontecer com o seu corpo durante elas 4.
Compreende o período antes da liberação do óvulo e começa no primeiro dia da menstruação, podendo durar 14 dias 4.
Os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos e você pode experimentar sintomas como 4:
No final da fase folicular, o nível de estrogênio aumenta, assim como o hormônio luteinizante. Inicia-se, então, a fase ovulatória4.
O folículo ovariano é rompido, permitindo a liberação do óvulo. Dores abdominais são comuns nessa fase4.
Além disso, com o aumento do estrogênio, a vagina tende a ficar mais úmida de modo a facilitar a passagem de espermatozóides até o útero4.
Depois que o óvulo é liberado, inicia-se a fase lútea. Há uma maior produção de progesterona, que altera o endométrio na intenção de torná-lo mais espesso e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de um possível embrião5.
Com o aumento de progesterona, cresce também o nível de cortisol - o que contribui para elevar o estresse da mulher5.
Quando o óvulo da fase anterior não é fecundado, a quantidade de estrogênio e progesterona diminui. O endométrio passa pelo processo de descamação para, posteriormente, ser eliminado na menstruação5.
Nessa última fase, alguns sintomas mais comuns são5:
Veja também: O comportamento feminino influenciado pela TPM
Em um ciclo de 28 dias - tempo de duração considerado regular -, o período fértil ocorre por volta do 14º dia do ciclo menstrual. Para fazer esse cálculo, você precisa, antes de tudo, saber a duração do seu ciclo completo6.
Essa contagem considera o intervalo entre o primeiro dia da menstruação e o dia que antecede a próxima. Parece confuso, mas fiique tranquila que vamos te explicar melhor6.
Imagine que a primeira menstruação do seu ciclo tenha acontecido no dia 3. Supondo que a menstruação seguinte ocorra no dia 29, então você deve considerar que o seu ciclo menstrual termina no dia 28. Portanto, a duração do seu ciclo menstrual é de 25 dias6.
Então, o seu período fértil deve ser por volta do dia 17 do mês, que compreende ao 14º dia do ciclo. Esse período, que é quando se dá a fase de ovulação, pode durar cerca de 6 dias e você estará mais propensa a engravidar caso tenha relação sexual desprotegida6.
Depois de deixar o ovário, o óvulo permanece viável para fecundação por até cerca de 24 horas. Já o espermatozóide sobrevive por até 5 dias dentro do corpo da mulher. Isso significa que uma relação sem camisinha em até 5 dias antes de ovular pode resultar em uma gravidez6.
Existem alguns sintomas que podem indicar que você está no seu período fértil, como a presença de corrimento transparente (parecido com a clara de ovo), mamas mais sensíveis e desconforto leve na região pélvica e abdominal6.
Os sinais e sintomas que podem indicar que a mulher está no período fértil são: corrimento transparente semelhante à clara do ovo; aumento da sensibilidade das mamas e leve dor na região do útero, semelhante a uma cólica leve6.
O vídeo abaixo ilustra como você pode calcular o seu período fértil:
As cólicas menstruais podem surgir em qualquer uma das fases do ciclo menstrual. Pensando nisso, Buscofem desenvolveu uma solução que pode trazer alívio para as suas dores. Estamos falando do Buscofem® HOT, você já conhece?
O HOT é a mais nova solução da linha Buscofem desenvolvida para ajudar as mulheres a aliviar o desconforto causado pelas cólicas menstruais.
Com tecnologia japonesa, o Buscofem HOT é um adesivo que se aquece sozinho quando entra em contato com o ar. Basta você colá-lo na sua roupa íntima para ter alívio das cólicas por até 8 horas.
O Buscofem HOT é fácil de usar, não tem cheiro, estimula a circulação sanguínea na região pélvica e é bastante confortável. Você pode encontrá-lo em cartuchos com 2 unidades e ter a sensação de conforto em qualquer lugar.
Se dói nas mulheres, Buscofem!
Buscofem Hot é um produto para a saúde. Notificação ANVISA nº 8142044000. Março/2023.
O ibuprofeno é uma molécula que possui ação analgésica e anti-inflamatória contra as cólicas menstruais, dores de cabeça e no corpo.
Nas versões em cápsulas líquidas, a ação acontece a partir de 20 minutos após sua administração e permanece por 4 a 6 horas.
Blister
Adesivo térmico
Líquido