Buscofem®
Blister
Chamamos de puberdade feminina o período em que a mulher transita entre a infância e a fase adulta. Durante esse processo, geralmente acontecem mudanças significativas no corpo, como o crescimento de mamas, o surgimento de pelos, as espinhas no rosto, o desenvolvimento do aparelho reprodutivo e, claro, a primeira menstruação¹.
Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse tema, elaboramos um conteúdo completo, que vai explicar:
A puberdade consiste no período da vida que marca a transição entre a infância e a fase adulta. Trata-se de um processo natural de maturação biológica que ocorre em meninos e meninas, sendo que, nessa fase, ambos vivenciam mudanças no corpo e também de natureza comportamental, psicológica e social¹.
Vale pontuar que puberdade e adolescência não são a mesma coisa; a primeira é uma parte da segunda. A adolescência continua mesmo após a puberdade ter chegado ao fim¹.
A fase da puberdade costuma ter início entre os 8 e 13 anos de idade nas meninas. Já entre os rapazes, esse período de transição pode se iniciar entre os 9 e 14 anos².
Diversos fatores podem determinar com quantos anos começa a puberdade, como aspectos hereditários, ambientais e até mesmo psicológicos. Assim como a idade em que esse período se inicia, a sua duração também pode variar de pessoa para pessoa².
A puberdade é considerada precoce quando se inicia antes da idade considerada “normal”. Ou seja, conforme acabamos de ver, se ela começa antes dos 8 anos (moças) ou 9 anos (rapazes), trata-se de um quadro precoce4.
Caso os sinais se manifestem antes do previsto, é muito importante que os pais levem a criança para ser avaliada por um pediatra. Se necessário, o médico pode sugerir terapia hormonal para retardar esse processo e não prejudicar o desenvolvimento da criança4.
Da mesma forma que ela pode chegar cedo demais, ela também pode demorar para se manifestar. Ela é considerada atrasada quando seus sinais aparecem depois dos 13 (meninas) ou 14 anos (meninos)².
É muito importante também consultar um pediatra nesse caso para garantir que não haja nada de errado com a criança².
O período pode ter duração de 2 a 4 anos. Conforme pontuamos aqui, cada organismo pode se comportar de uma maneira durante essa fase de transição entre a infância, adolescência e vida adulta. Fatores genéticos e ambientais podem influenciar a duração das fases da puberdade feminina e masculina³.
Na prática, meninas da mesma idade, por exemplo, podem apresentar corpos mais desenvolvidos que outras³.
Transformações no corpo da mulher marcam as diferentes fases da puberdade. As mudanças físicas são resultado de alterações nos níveis hormonais - especificamente o hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante¹.
Esses hormônios permanecem em baixa concentração até a chegada da puberdade, período em que ocorre o pico das mudanças¹.
Veja também:
A primeira menstruação é uma das fases finais. Também conhecida como menarca, ela pode acontecer entre os 10 e 15 anos de idade. Assim como tudo o que vimos até aqui, não dá para bater o martelo em relação ao momento exato em que a menina menstrua pela primeira vez. Alimentação e fatores genéticos podem influenciar o timing da menarca5.
Dentre os sintomas mais comuns que precedem a primeira menstruação, podemos citar5:
A menarca inaugura a vida fértil da mulher. No entanto, a primeira menstruação não necessariamente significa que houve ovulação. Ela pode ser resultado da ação do estrogênio no espessamento do endométrio - tecido que reveste o útero internamente5.
Depois da menarca, a mulher já está pronta para a ovulação - ainda que esta possa de maneira irregular nos primeiros meses5.
FAQ
É o período de transição entre a infância e fase adulta. Nas meninas, ela se inicia entre os 8 e 13 anos de idade. Já nos meninos, a puberdade pode começar entre 9 e 14 anos. É durante esse período que se desenvolvem caracteres sexuais secundários, além de mudanças comportamentais, psicológicas e sociais¹.
O mais comum é durar até o jovem completar 18 anos. No entanto, não é possível determinar o momento exato para o fim desse período, pois isso pode variar de acordo com fatores genéticos e ambientais¹.
Bom, agora que você já sabe mais sobre puberdade, que tal utilizar a tecnologia para se informar mais sobre temas relacionados ao bem-estar feminino e manter o controle sobre seu período menstrual?
Conheça a Frida! Ela é um aplicativo desenvolvido para ajudar você com dicas e conteúdos sobre saúde da mulher.
Nessa ferramenta, você consegue monitorar o seu ciclo menstrual de forma personalizada. Além disso, pode manter um registro atualizado de sintomas e ter acesso a gráficos e relatórios gerados automaticamente e que podem ser compartilhados com o seu médico.
A Frida também permite realizar previsões sobre as diferentes fases do seu ciclo menstrual - incluindo a ovulação e período fértil -, definir lembretes e acessar mais de 80 dicas sobre saúde e bem-estar.
O app é totalmente gratuito e está disponível para Android e iOS. Baixe agora mesmo!
Conheça os Termos de Uso e a Política de Privacidade do aplicativo.
Blister
Adesivo térmico
Líquido