Cor da menstruação

Quais as cores da menstruação? Qual cor da menstruação é considerada normal?

Instintivamente, somos levados a responder “vermelho” para ambas as perguntas, certo?

No entanto, o material expelido durante a menstruação pode apresentar diferentes tonalidades. Na maioria dos casos, isso é completamente normal. Já em situações específicas, a mudança na coloração pode significar algum tipo de infecção e deve acender o seu alerta¹.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para esclarecer o que significam as cores da menstruação e com quais tipos de cores você deve se preocupar.

Cor da menstruação: sempre vai ser vermelha?

Nem sempre o material que é expelido pelo canal vaginal durante a menstruação apresentará aquele tom de vermelho vivo. Na verdade, o mais comum é que a menstruação tenha uma cor amarronzada ou vermelho escuro, lembrando um tom de vinho².

Essa variação no pigmento da menstruação é muito normal.

Isso acontece porque o fluxo menstrual é liberado aos poucos. Então, até chegar à ponta do canal vaginal, esse material passa por um processo de oxigenação que interfere no tom da coloração - podendo ser um vermelho mais vivo ou mais escuro, aproximando-se do marrom e até mesmo do preto².

Quais os significados das cores da menstruação?

Os diferentes tipos de cores da menstruação significam o nível de reação entre o sangue e o oxigênio. Quanto maior for o tempo de contato entre esse material e o car, mais escura tende a ser a menstruação².

O tecido que reveste a camada interna do útero (endométrio) é altamente vascularizado. Essa característica garante que um possível óvulo fecundado tenha fácil acesso ao sangue (e, consequentemente, ao oxigênio e a nutrientes) ao se implantar no útero da mulher, conseguindo se desenvolver².

Veja também: O que causa endometriose?

Quando o óvulo expelido na fase de ovulação não é fecundado por um espermatozóide, esse tecido começa a se descolar - uma vez que ele não terá nenhuma utilidade².

Mas esse processo não acontece de uma hora para outra. Os vasos que nutriam o endométrio com sangue se contraem, cortando o fornecimento de sangue para esse tecido².

Com a perda do fluxo sanguíneo, o endométrio se rompe aos poucos do útero. O caminho desse tecido desde o colo do útero até a saída do canal vaginal é lento. E, durante esse tempo, o tecido e o sangue passam pelo processo de oxidação.

Portanto, quanto mais tempo o material levar para sair na menstruação, mais escuro ele tende a ser³.

E ao se descolarem, esse tecidos podem romper vasos que que não interromperam totalmente o fornecimento de sangue. Nesse caso, a menstruação pode apresentar um tom de vermelho vivo³.

Ou seja, a cor normal da menstruação pode ter variações que, inclusive, são consideradas normais e esperadas³.

Mas quais as cores da menstruação que podem indicar algo de errado com a sua saúde? Descubra no próximo tópico.

Tipos de cores da menstruação

Eventuais alterações na cor da sua menstruação são normais e podem não significar nada. Mas há algumas colorações que merecem atenção³.

Cor da menstruação marrom: o que pode ser?

Marrom é considerada uma cor normal da menstruação. Como falamos aqui, isso é apenas um sinal de que o sangue demorou mais tempo para descer. O mesmo vale para a menstruação de cor vermelho escura ou preta: não há com que se preocupar³.

Essa também costuma ser a cor da primeira menstruação³.

Leia também: A primeira consulta ao ginecologista

Sangue vermelho vivo na menstruação

Quando o tecido que reveste o útero internamente se descola mais rapidamente, é normal que ele chegue à ponta do canal vaginal com um tom mais vibrante de vermelho. Isso acontece porque ele teve pouco tempo para entrar em contato com o oxigênio³.

Sangue menstrual rosa

Na fase ovulação do ciclo menstrual, algumas mulheres podem ter o que chamamos de sangramento de ovulação. Ao entrar em contato com fluído fértil cervical, o sangue pode ficar rosado4.

Há também o sangramento de escape - ou seja, que ocorre fora do ciclo regular. Esse segundo caso é mais preocupante, pois pode indicar câncer cervical. Se você observar esse tipo de sangramento, sem relação com seu ciclo menstrual, não hesite em procurar um médico4.

Sangue menstrual acinzentado

Se os fluidos que você expele durante a menstruação apresentarem um tom acinzentado, pode ser que você tenha algum tipo de infecção. Há também a possibilidade de você estar passando por um aborto espontâneo. Por isso, consulte um ginecologista caso você observe essa alteração no sangue menstrual³.

Se você tiver um fluido cinza, isso pode ser sinal de alguma infecção. Se tiver sangramento pesado com pedaços de tecidos acinzentado, isso pode ser sinal de um aborto espontâneo. Consulte médicos(as) para ambas as situações³.

Sangue menstrual laranja

Geralmente, o sangue da menstruação fica alaranjado quando ele entra em contato com algum fluido amarelado. E fluidos e secreções amarelas são indícios de algum tipo de infecção³.

Portanto, se o seu sangue menstrual estiver laranja (e acompanhado de outros sintomas, como febre e mau cheiro), procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima³.

Qual a cor da falsa menstruação?

A cor da “falsa menstruação” é rosa ou marrom. Ela recebe essa denominação porque, na verdade, a mulher está grávida - e, como você bem sabe, mulheres grávidas não menstruam5.

Acontece que, quando o embrião se instala no útero, ele se “agarra” à parede do órgão, ocasionando sangramento. Esse fenômeno recebe o nome de nidação e pode acontecer entre a 7ª e 9ª semana de gestação. Além disso, ele não dura mais de 3 dias5.

Em caso de fluxo mais intenso durante a gestação, acompanhado de dores, procure o seu ginecologista ou obstetra imediatamente5.

Buscofem HOT: Cola na sua dor e alivia!

O HOT é a mais nova solução da linha Buscofem desenvolvida para ajudar as mulheres a aliviar o desconforto causado pelas cólicas menstruais.

Com tecnologia japonesa, o Buscofem HOT é um adesivo que se aquece sozinho quando entra em contato com o ar. Basta você colá-lo   na sua roupa íntima para ter alívio das cólicas por até 8 horas.

O Buscofem HOT é fácil de usar, não tem cheiro, estimula a circulação sanguínea na região pélvica e é bastante confortável. Você pode encontrá-lo em cartuchos com 2 unidades e ter a sensação de conforto em qualquer lugar.

Se dói nas mulheres, Buscofem!

Buscofem Hot é um produto para a saúde. Notificação ANVISA nº 8142044000. Março/2023.