Três causas para distúrbios menstruais



Durante o ciclo menstrual podem acabar ocorrendo alguns distúrbios que alteram a normalidade desse processo que toda mulher, em idade fértil, passa¹.



Esses distúrbios, que alteram a regularidade do nosso fluxo menstrual, podem ter várias causas, já que todo o processo depende de uma interação delicada entre ovários, hipófise, hipotálamo e sistema nervoso central¹.



Hoje já se conhece situações e hábitos que podem ser considerados alguns dos principais causadores de distúrbios e irregularidades no fluxo e nos ciclos menstruais. Alguns deles são o estresse, os fatores nutricionais e os problemas hormonais¹.



1 - Estresse 



Pode parecer estranho, mas fatores emocionais e psicológicos podem causar mudanças e distúrbios no ciclo menstrual. Por isso que situações de estresse podem gerar a ausência da menstruação (amenorreia) ou então o sangramento disfuncional¹.



E isso tudo porque o sistema nervoso atua sobre o eixo HHO - hipotálamo-hipófise-ovários -, principal responsável por manter o nosso ciclo menstrual regular. Quando esse eixo não funciona direito, surgem os distúrbios menstruais¹.



2 - Nutrição 



Assim como a alimentação pode aliviar as cólicas menstruais, ela pode afetar o ciclo menstrual¹. Além de ter uma dieta saudável, é importante ter cuidado com o peso.



Fatores nutricionais podem ocasionar distúrbios menstruais. A subnutrição aguda, ou seja, estar extremamente abaixo do peso normal, pode acarretar em amenorreia e até mesmo infertilidade. Por outro lado, a obesidade, em alguns casos, pode causar anovulação - quando o corpo não consegue produzir óvulos¹.



3 - Hormônios e outras causas biológicas 



Os distúrbios menstruais também podem ter causas biológicas. Uma das principais é a descamação do endométrio de forma alterada. Essa descamação é comum e acontece todos os meses na menstruação, porém, quando for excessiva, podem ocorrer problemas, como menstruação prolongada e/ou excessiva, menstruação irregular, entre outros².



Por fim, até mesmo problemas em órgãos não diretamente envolvidos com o processo reprodutor feminino, podem causar disfunções menstruais. Alguns exemplos são a insuficiência renal crônica, as doenças hepáticas, as endocrinopatias, as colagenoses, entre outros¹.




Durante o ciclo menstrual podem acabar ocorrendo alguns distúrbios que alteram a normalidade desse processo que toda mulher, em idade fértil, passa¹.




Referências:



1) Beznos GW. Distúrbios menstruais [Internet]. RBM. 2002 ago [acesso em 2016 jan 12].

Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=2062&fase=imprime.



2) Silva MJ, Jacome E, Fonseca P. Irregularidades menstruais – afinal que regras? [Internet]. Saúde Infantil. 2005 [acesso em 2016 jan 12].

Disponível em: http://www.saudeinfantil.asic.pt/download.php?article_id=21.