O ciclo menstrual é sempre regular? 



É compreendido como ciclo menstrual o primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da próxima. Um ciclo menstrual normal tem cerca de 21 a 35 dias e com um fluxo que dura de 2 a 6 dias¹. Mas, nem sempre é assim.



Menstruação atrasada, adiantada, prolongada são algumas das queixas de grande parte das mulheres. Diante desses “problemas” menstruais, ficam as dúvidas: será que essas situações são algo sério? O ciclo menstrual é sempre regular?



Sobre o ciclo menstrual regular 



O ciclo menstrual resulta da interação entre o eixo hipotálamo-hipófise-ovário (HHO) e trato genital. Se o ciclo é regular – tem sempre a mesma duração – e tem sempre um fluxo relativamente semelhante, é sinal de um bom funcionamento da saúde reprodutiva feminina².



Devido à imaturidade do eixo HHO, é supernormal que durante os primeiros anos após a menarca (primeira menstruação) – o ciclo seja irregular². Mas isso não é uma regra e esses distúrbios podem afetar a mulher em qualquer época reprodutiva¹.



Ciclo irregular não é coisa de outro mundo



A função menstrual também depende do sistema nervoso central e está fortemente relacionada às emoções. Situações de estresse podem acabar desregulando totalmente o ciclo menstrual, atrasando ou até mesmo adiantando a menstruação¹.



Outro fator que pode desregular nosso ciclo, causando atraso ou inexistência da menstruação, é a nutrição. Mulheres magras demais ou com excesso de peso (20% abaixo ou acima do peso ideal) estão mais suscetíveis a sofrerem com esses distúrbios menstruais.



Viu só? Um ciclo menstrual irregular nem sempre é sinal de doença ou gravidez. Muitas vezes, pode ser ocasionado por fatores externos, emocionais ou da nossa alimentação mesmo¹.



Ciclo desregulado ou menstruação atrasada



Se o seu ciclo menstrual apresentar distúrbios recorrentes, procure um médico. Visitar regularmente seu ginecologista é fundamental, com ou sem problemas!



Em caso suspeita de gravidez, um teste pode sanar dúvidas e preocupações. Você também pode conversar sobre o atraso com seu ginecologista, se sentir-se à vontade. ;)



Para ficar de olho no seu ciclo menstrual, use o Sai Cólica, o aplicativo de Buscofem! Ele é gratuito, disponível para Android ou iOS, e ainda tem vários joguinhos para você divertir e deixar as dores menstruais de lado.




Um ciclo menstrual normal tem cerca de 21 a 35 dias e com um fluxo que dura de 2 a 6 dias¹. Mas nem sempre é assim.




Referências:



1) Beznos GW. Distúrbios menstruais. Ped Mod. Ago 2002;38(8):372-75.



2) Bouzas I. Principais queixas ginecológicas na adolescência. Adolesc Saude. 2006;3(3):37-42