Menstruação adiantada: causas para essa irregularidade



Quem nunca teve que lidar pelo menos uma vez com alguma menstruação irregular, né? Uma dessas irregularidades é a menstruação adiantada¹, com causas conhecidas e outras surpreendentes.



A menstruação adiantada é normal?



Embora ela possa indicar problemas mais sérios, a menstruação irregular geralmente possui causas mais cotidianas - e reversíveis¹.



Acontece que o fluxo menstrual depende do funcionamento do chamado eixo Hipotálamo-Hipófise-Ovários (H-H-O), que envolve hormônios, o cérebro e órgãos do sistema reprodutor. Esse eixo tem um funcionamento delicado, e mudanças no nosso cotidiano podem afetá-lo, gerando uma menstruação antecipada, por exemplo¹.



Vale lembrar, sobre a menstruação saudável:



♥ Tem duração de 2 a 6 dias.

♥ Sangramento de 30 a 80 mL (até 6 trocas de absorventes por dia).

♥ Intervalo entre um fluxo e outro de 21 a 35 dias - variações disso já caracterizam um fluxo e ciclo menstruais irregulares.

♥ A primeira menstruação acontece lá pelos 12 anos e é normal que o ciclo menstrual seja irregular por até 18 meses¹.



Causas da menstruação adiantada



Algumas das principais causas são: estresse, peso, exercícios intensos e alterações hormonais¹.



1 - O estresse e as emoções



É comum pensar que a menstruação só envolve os órgãos da região do ventre, porém, ela também tem relação com o sistema nervoso e o cérebro. Por isso, situações de estresse e alterações emocionais fortes podem afetar as mulheres mais sensíveis e causar um sangramento disfuncional e irregular¹.



Dica: tente evitar situações muito estressantes, principalmente quando estiver perto “daqueles dias” do mês.



2 - Variações excessivas de peso



Esse é outro fator que pode causar desequilíbrio entre as funções em conjunto do cérebro, sistema nervoso e ovários. Perder ou ganhar muito peso - uma alteração próxima de 20% do seu peso ideal - poderia interferir no funcionamento do eixo H-H-O, e assim adiantar a menstruação. A boa notícia é que a irregularidade no fluxo tende a parar assim que o seu peso volta ao normal¹.



Dica: mantenha uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, sempre com a orientação de um profissional de educação física e de nutrição.



3 - Alterações hormonais



Aqui de novo aparece o eixo H-H-O, causando as alterações hormonais que, por consequência, podem fazer com que a menstruação venha mais cedo. Porém, vale ressaltar que a menstruação adiantada por alterações hormonais costuma ser mais comum em adolescentes que estejam passando pela menarca (primeira menstruação) e que ainda não tenham o eixo H-H-O bem formado ou totalmente amadurecido².




Algumas das principais causas são: estresse, peso, exercícios intensos e alterações hormonais¹.




Referências:



1) Beznos GW. Distúrbios menstruais. RBM. 2000; 38(8): 372-375.



2) Bouzas I, Braga C, Leão L. Ciclo menstrual na adolescência. Rev Adolesc & Saúde. 2010; 7(3): 59-63.