Quem de nós nunca comprou algo sem precisar ou sequer gostar tanto assim? A gente sai para tomar um sorvete e acaba voltando para casa cheia de sacolas. Resistir às compras não é fácil – ainda mais “naqueles dias”, já que o ciclo menstrual pode afetar até nosso comportamento de compra. :(



Um estudo realizado com 653 mulheres, com idades entre 18 e 77 anos e em diferentes fases do ciclo menstrual, confirmou que as mulheres¹:

? Na fase ovulatória, preferem comprar itens relacionados à beleza feminina;

? Já na fase luteínica (pré-menstrual), são mais impulsivas ao comprar, mesmo sem preferência por determinada categoria de produtos¹.



As fases do ciclo menstrual



O clico menstrual é divido em quatro fases¹:

? Menstrual;

? Folicular (pós-menstrual e anterior à ovulação);

? Ovulatória;

? Luteínica (posterior à ovulação e pré-menstrual)¹.



Ao longo dele, recebemos e processamos informações de maneiras bem diferentes. Tudo por causa das complexas interações hormonais que acontecem em nosso organismo¹.



Por que preferimos produtos de beleza durante a fase ovulatória?



Nesta fase há aumento de estrogênios e de LH. O pico hormonal indica que a ovulação irá acontecer entre 24 e 36 horas e que o melhor momento para concepção é nas 48 a 72 horas anteriores e posteriores a este acontecimento¹.



Segundo teoria da Psicologia Evolutiva, as alterações desta fase estão relacionadas à fertilidade e ao acesso a parceiros que garantam a sobrevivência da espécie. Por isso, não é de se admirar que apresentemos preferência por produtos de beleza feminina, que incrementem nossa atratividade¹.



TPM e a impulsividade



Na fase pré-menstrual, o lado direito do cérebro da mulher – parte associada ao conhecimento intuitivo – se torna mais ativo. O comportamento de compra passa a ser mais impulsivo e excessivo, provavelmente como tentativa de neutralizar a ansiedade, irritabilidade e outras emoções negativas¹, típicas da TPM.



Para controlar a impulsividade e evitar gastos:



- Evite passar próximo as suas lojas preferidas;

- Ande somente com o valor em dinheiro que você realmente precisa;

- Caso precise fazer compras, estipule um valor para o necessário e o respeite;

- Para aliviar a ansiedade, foque sua energia em alguma atividade física, produtiva ou relaxante;

- Pense duas vezes antes de tomar qualquer decisão. ;)




Resistir às compras não é fácil – ainda mais “naqueles dias”, já que o ciclo menstrual pode afetar até nosso comportamento de compra.




Referência:



1) Afonso RMA. A influência do ciclo menstrual no comportamento de compra [Dissertação]. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; 2010.