Já pensou em aliviar os sintomas da TPM com acupuntura auricular? Se você está se perguntando “colocar agulhas na orelha ajuda?”, calma que a gente já responde.



Acupuntura auricular: um caminho para o corpo todo



É uma técnica muito antiga da medicina chinesa, que busca reestabelecer o equilíbrio do organismo através de estímulos em pontos específicos da região auricular externa. Isso porque a orelha é rica em nervos e está ligada ao sistema nervoso central, apresentando diversos pontos específicos correspondentes a determinados órgãos e membros, segundo os fundamentos desta técnica1.



Como funciona o método?



Os estímulos podem ser feitos através de pequenas agulhas, esferas, sementes, cristais e laser. A técnica pode ser aplicada e levada para casa, sendo indicado que se estimule os pontos com pressão manual em períodos alternados de três e três horas¹.



Como a acupuntura auricular pode aliviar a TPM?



Após estimular certos pontos específicos da orelha, o impulso recebido pelo nosso cérebro desencadeia uma série de fenômenos no nosso organismo e produz um efeito de analgesia, conforto e equilíbrio. O alívio se dá quando o estímulo correto é aplicado aos pontos específicos relacionados às dores causadas pela TPM, auxiliando na redução dos sintomas deste período¹.



O método pode ser aplicado antes ou durante o período menstrual, atuando em pontos específicos tais como fígado, útero, ovário, endócrino e hipófise. Alguns outros benefícios extras desse tratamento alternativo são a diminuição da ansiedade, irritabilidade, estresse e compulsão em comer¹.




Os estímulos podem ser feitos através de pequenas agulhas, esferas, sementes, cristais e laser.




Referência:



1) ERR Pires. Benefícios da acupuntura auricular em adolescentes com tensão pré-menstrual.[Dissertação]. Manuas. Brasil; Faculdade Ávila. 2012.