Buscofem®
Blister
A cólica é um tipo de desconforto muito comum na região abdominal. Basicamente, ela é resultado de movimentos de contração da musculatura de determinados órgãos do abdômen - os quais podem se dar por diferentes motivos¹.
No caso das mulheres, o tipo de cólica mais habitual é a menstrual. Acredita-se que cerca de 70% a 90% das mulheres em idade fértil sofrem com esse desconforto, que pode se manifestar de forma branda, moderada ou severa².
Pensando nisso, elaboramos um guia para te mostrar o que é bom para cólica.
Convidamos você a prosseguir a leitura deste conteúdo e conferir nas próximas linhas dicas valiosas de como aliviar cólica menstrual e qual o melhor remédio para dores muito fortes.
Antes de mostrarmos o que é bom para cólica, que tal explicarmos por que temos cólica menstrual?
Como você já deve saber, todos os meses o útero da mulher é preparado para receber um possível óvulo fecundado. Isso ocorre a partir do espessamento do tecido que reveste a parede interna do útero, conhecido como endométrio¹.
Quando não há fecundação, parte desse tecido “descola” do útero e é expelido na menstruação. Durante esse processo, a musculatura do útero realiza uma série de movimentos de contração que geram dor, ocasionando as chamadas cólicas menstruais¹.
Esse desconforto é consequência da ação de prostaglandinas, substâncias responsáveis por regular fatores inflamatórios do organismo¹.
As cólicas menstruais se dividem em dois tipos: as primárias e as secundárias. As primárias costumam ocorrer alguns dias antes e após a menstruação. Já as secundárias são mais persistentes e podem indicar outras doenças ou infecções no sistema reprodutor feminino, como endometriose, alterações uterinas e problemas no ovário³.
Entendida a causa desse desconforto, é hora de conferir como aliviar cólica menstrual. Confira abaixo 9 dicas sobre o que é bom para cólica4:
Utilize compressas de água quente na região abdominal para relaxar os músculos e incentivar a circulação de sangue;
Assim como as compressas, o banho quente é muito útil para aliviar as dores, relaxar a musculatura e fazer o sangue circular;
Faça ajustes na sua alimentação e inclua no cardápio alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como peixes, banana, beterraba, folhas verde-escuras, gengibre, etc.
Evite alimentos que incentivem processos inflamatórios, como doces em geral, gorduras saturadas e ultraprocessados. Reduza também a cafeína durante as cólicas;
Chás com propriedades calmantes e anti-inflamatórios são uma boa pedida, como os de camomila, cidreira, gengibre e hortelã;
Pratique exercícios físicos regulares, respeitando sempre as suas limitações impostas pelas cólicas menstruais;
Faça acupuntura para ativar a circulação sanguínea, liberar endorfina e aumentar a sensação de bem-estar;
Evite se estressar e dedique um tempo para atividades prazerosas e de lazer (claro, caso suas dores não sejam tão incapacitantes);
Realize movimentos suaves com as mãos sobre a região do abdômen, massageando levemente para aliviar a dor4.
Um dos principais remédios que costumam ser prescritos para tratar cólicas menstruais é o ibuprofeno. Ele é um medicamento analgésico e anti-inflamatório não esteroide (AINE)5.
O ibuprofeno age na inibição da síntese das prostaglandinas, que são aquelas substâncias que já citamos aqui e que atuam como mediadoras químicas na resposta inflamatória e na contração da musculatura uterina5.
Esse medicamento pode ajudar a aliviar as dores menstruais ao reduzir a produção de prostaglandinas. Tomar ibuprofeno enquanto está menstruada é seguro e comumente recomendado para tratar outros sintomas da menstruação que vão além das cólicas, como as dores de cabeça e musculares5.
Veja também: É normal sentir cólica muito forte?
FAQ
Cólicas muito intensas podem indicar outras doenças ou processos inflamatórios e infecciosos - principalmente se acompanhadas de outros sinais, como febre, náuseas, vômitos, sangramentos nas fezes e urina, etc6.
Em caso de cólicas muito fortes e persistentes, não hesite em procurar o serviço de saúde6.
Não. O que o chocolate faz é estimular a liberação de serotonina, que é um dos “hormônios da felicidade”. Por isso, ele ajuda a promover a sensação de bem-estar. Porém, o chocolate não possui propriedades anestésicas e anti-inflamatórias7.
Na verdade, o consumo de doces durante o período menstrual pode agravar inflamações, aumentar a retenção de líquido e piorar as cólicas7.
Como você pôde conferir neste conteúdo, o ibuprofeno é o melhor remédio para cólica menstrual. E você sabia que ele é o princípio ativo do Buscofem Cápsula Liqui-Gel™?
Essa nova forma poderosa faz com que o medicamento aja 2 vezes mais rapidamente que os comprimidos convencionais. A composição líquida das cápsulas permite que você perceba significativa melhora nas suas dores a partir de 20 minutos8.
O Buscofem alivia também as dores de cabeça, nas costas e nas pernas. Os efeitos desse medicamento permanecem de 4 a 6 horas8.
Você pode encontrá-lo nas farmácias e drogarias em blister com 2 ou caixas com 10 ou 20 cápsulas8. E lembre-se:
Buscofem. Ibuprofeno.
Indicações: tratamento dos sintomas de febre e dores leves e moderadas associadas a gripes e resfriados, dores de garganta, de cabeça, enxaqueca, de dente, nas costas, musculares, articulares e na região abaixo do umbigo, como cólicas menstruais. MS 1.7817.0892. Abril/2022.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
LIQUI-GELS® é marca registrada da Catalent Brasil LTDA.
O ibuprofeno é uma molécula que possui ação analgésica e anti-inflamatória contra as cólicas menstruais, dores de cabeça e no corpo.
Nas versões em cápsulas líquidas, a ação acontece a partir de 20 minutos após sua administração e permanece por 4 a 6 horas.
Blister
Adesivo térmico
Líquido