Compressas de água ajudam a aliviar a cólica? 

Uma estratégia super usada quando a irritante dismenorreia (o nome científico das cólicas menstruais) aparece é aplicar uma compressa de água quente ou fria na região do ventre. Essa artimanha vem de muito tempo - coisa que mãe aprendeu com vó, que aprendeu com a mãe dela e assim por diante.

Mas, realmente funciona usar uma compressa de água para aliviar a cólica? A resposta para essa pergunta é: sim¹! Tanto a água quente quanto a fria podem ajudar a amenizar as cólicas¹, mas ainda não há um consenso sobre qual das duas opções é a mais eficiente. Optar por uma ou outra vai depender de cada caso e cada organismo.

Compressa de água fria

É importante ressaltar que esse tratamento mais “caseiro” das compressas de água (seja quente ou gelada) é eficiente para os casos de dismenorreia primária, que é aquela dor na região da pélvis e/ou do ventre associada à menstruação, sem ser causada por uma doença ou condição pélvica².

Na maioria dos casos, as compressas com água gelada são mais eficientes para reduzir as dores cólicas¹. Isso acontece graças às propriedades antinflamatórias do frio, que inibem a síntese de prostaglandinas - substâncias ligadas diretamente ao processo de dor causado pela cólica, que geram contração do útero. Além disso, as compressas com água gelada ajudam na liberação de endorfinas e encefalinas, substâncias que diminuem o estímulo sensorial da dor.¹

Caso você não possua uma, basta fazer uma compressa caseira, com o gelo enrolado por uma toalha. Mas, não deixe o gelo em contato direto com a pele!

Compressa de água quente

Se ao ler que o frio é mais eficiente, você saiu correndo para chamar sua mãe de mentirosa por ter lhe indicado usar água quente, é melhor ir até ela pedir desculpas. Apesar de alguns estudos indicarem que o frio é mais indicado, o tratamento com água quente é muito popular e também funciona².

As compressas de água quente possuem um efeito menos duradouro do que as feitas com água gelada, mas também reduzem as dores, o que se dá por meio de suas capacidades vasodilatadoras e de relaxamento muscular. Ao aplicar uma bolsa de água quente na região do ventre, o útero fica mais relaxado e com um fluxo sanguíneo mais tranquilo, o que diminui aquela sensação de dor e aperto causada pela cólica.

Caso uma bolsa térmica não estiver disponível, basta molhar uma toalha em água quente, torcer o excesso do líquido e deixar a toalha na região incomodada pela cólica.

Relaxar pode ser ótimo para você se distrair e desfocar das cólicas menstruais. Use os joguinhos do nosso aplicativo Sai Cólica para isso. Ele ainda é gratuito, disponível para Android e iOS! ;)

Tanto a água quente quanto a fria podem ajudar a amenizar as cólicas¹.

Referências:

1) Araújo IM, Leitão TC, Ventura PL. Estudo comparativo da eficiência do calor e frio no tratamento da dismenorreia primária [Internet]. Rev Dor. São Paulo. 2010 jul-set [acesso em 15 de Abril de 2015]. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/1806-0013/2010/v11n3/a1465.pdf .

2) Rodrigues AC, Gala S, Neves A, et al. Dismenorréia em Adolescentes e Jovens Adultas [Internet]. Acta Med Port. 2011 [acesso em 15 de Abril de 2015]. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Angela_Neves4/publication/268422482_DISMENORREIA_EM_ADOLESCENTES_E_JOVENS_ADULTAS_Prevalncia_factores_Associados_e_Limitaes_na_Vida_Diria/links/558525bf08aef58c039b52f8.pdf